top of page

As coberturas de vidro na arquitetura moderna

Todos sabemos que o vidro vem ditando as tendências na arquitetura moderna, o uso de estruturas de vidro está cada dia mais comum, incluindo as coberturas de vidro. Afinal, com a cobertura é possível admirar o céu e garantir iluminação natural em ambientes fechados.

Nesse artigo Qualivetro Vidraçaria, vamos focar na apresentação da cobertura de vidro na arquitetura e como essa estrutura belíssima e versátil passou a ser comum em residências no dia a dia.

Quais tipos de vidro são permitidos em coberturas?

Segundo determinações da NBR 7199 (vidro na construção civil), a execução e aplicação de coberturas de vidro só são permitidas com o uso de vidros:


  • Laminados: Vidro seguro formato por duas ou mais lâminas geralmente cobertas por resina ou outras camadas que aumentam sua resistência (PVB/EVA). Em casos de quebra, essa camada de proteção prende os cacos de vidro, impedindo acidentes graves e mantendo a área fechada e segura até a troca do vidro.

  • Insulados: É composto por dois ou mais vidros intercalados por uma camada de ar ou gás desidratado entre eles. Pode ser composto por qualquer tipo de vidro, porém em coberturas a peça deve ser laminada ou aramada por motivos de segurança

  • Aramados: É um impresso translúcido que possui redes metálicas de massa incorporadas em sua massa. Essa massa segura os estilhaços de vidro quando ocorre quebras, reduzindo o risco de acidentes.


Por que não pode usar vidro temperado em coberturas de vidro?

Apesar de ser considerado seguro e muito mais resistente que vidro convencionais, o vidro temperado não pode ser usado nessas aplicações, pois ele se estilhaça muito em casos de quebra, propiciando acidentes graves com os estilhaços caindo sobre as pessoas




Gostou do nosso artigo? Acompanhe nossas redes sociais e confira nossas dicas e produtos!AQualivetro trabalha com vidros de alta qualidade e garante excelência nos acabamentos. Com uma entrega ágil, aQualivetro tem sempre a solução ideal para seus clientes.

143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page