top of page

Tipos de vidro: conheça os diferentes modelos e suas características

Você conhece os diferentes tipos de vidro? Versátil e super moderno, o vidro pode oferecer diversos benefícios ao seu projeto, como integração de ambientes, conforto térmico e acústico, iluminação natural e segurança. Porém, é importante saber que o material vai variar de acordo com objetivo.


Escolher o vidro certo para o seu projeto é de extrema importância, pois utilizar o material errado pode desarmonizar ou até deixar o ambiente desconfortável. Por isso, nós da Qualivetro, como especialistas no segmento, separamos alguns tipos de vidro e suas características. Confira!




Vidro Plano

Também conhecido como vidro float, o vidro plano é o tipo mais comum de vidro feito com uma composição básica (areia, cálcio, magnésio, sódio, alumina e potássio). É um vidro que não possui tratamentos específicos, sendo menos resistente.


O vidro plano é muito comum em móveis, janelas e portas por apresentar um excelente custo benefício. Apesar disso, é importante lembrar que além de pouco resistente e, quando se quebra, se estilhaça em milhares de pedaços cortantes.


Vidro Antivandalismo

Assim como o blindado, o vidro antivandalismo possui uma tecnologia especial de laminação e possui diversas classes de resistências, feitas para aguentar diferentes níveis de impacto. É um vidro muito utilizado em empresas que necessitam de maior proteção para evitar invasões.


Vidro Temperado

O vidro temperado é um dos mais utilizados nacionalmente, pois ele tem como vantagem ser mais resistente e muito versátil. É comumente instalado em janelas, portas e box, sua confecção diferenciada garante-lhe cinco vezes mais resistência que o vidro comum (como o float, por exemplo).


Além disso, o vidro temperado é bastante seguro, pois quando se quebra, ele não se estilhaça e seus fragmentos serão maiores e arredondados, evitando muitos acidentes.


Vidro Laminado

O vidro laminado é muito comum em áreas externas, como envidraçamento de sacadas e guarda-corpo de escadas. Isso acontece porque ele é muito seguro, pois possui uma película de PVB quem em caso de quebra, os estilhaços ficam presos a ela.


Vidro Acústico

Como diz o nome, o vidro acústico impede que os ruídos passem de um ambiente para o outro. Ele proporciona um ótimo conforto sonoro e é utilizado de duas formas: vidro laminado acústico ou vidro duplo.


Vidro Refletivo

Sendo indicado para locais com grande incidência solar, o vidro refletivo possui a função de reduzir a entrada de calor para o interior do ambiente, além de produzir um controle na entrada da luz natural. É muito utilizado em fachadas de prédios, janelas, portas, sacadas e coberturas.

Vidro autolimpante

Produzido a partir de um vidro float, o vidro autolimpante possui uma camada que aproveita a força dos raios UV e da chuva para combater a sujeira que se acumula do exterior, mantendo a superfície limpa. O vidro autolimpante é visualmente igual ao vidro comum, porém ele tem um alto nível de durabilidade, pois não desgasta ao longo do tempo.


Vidros Coloridos

É dividido em duas categorias: o vidro pintado e o vidro serigrafado.


O vidro pintado é produzido a partir de um vidro float, que recebe na linha de produção uma pintura especial, seu acabamento colorido é muito brilhante e possui uma boa resistência.


Já o vidro serigrafado é colorido com a aplicação de esmalte cerâmico no vidro comum e levado ao forno de têmpera. Após o processo de coloração, o vidro comum se transforma em vidro temperado com textura extremamente resistente.




Gostou do nosso artigo? Acompanhe nossas redes sociais e confira nossas dicas e produtos! A Qualivetro trabalha com vidros de alta qualidade e garante excelência nos acabamentos. Com uma entrega ágil, a Qualivetro tem sempre a solução ideal para seus clientes.





467 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page