top of page

Diferença entre Envidraçamento de Sacadas com Roldanas e sem Roldanas



Você já sabe quais são os benefícios de colocar vidros em uma sacada? São vários — aumenta a área útil da sua casa ou apartamento, mantém a iluminação de ambientes internos, abrem e fecham facilmente, o que melhora a circulação de ar e ainda dão mais segurança sem perder a beleza e elegância!


Agora que você já sabe os benefícios, saiba a diferença entre envidraçamento de sacadas com roldanas e sem roldanas e escolha a melhor opção para você!


QUAIS SÃO OS TIPOS DE FECHAMENTO DE SACADA?


As roldanas são imprescindíveis para muitos tipos de envidraçamentos, sejam em portas e janelas de correr ou deslizantes, ou Sistemas, como o Stanley, Versatik, Sistema Europeu, dentre outros. Entenda abaixo sobre os principais sistemas.


Sistema de Envidraçamento Europeu


O fechamento de sacadas com o Sistema Europeu utiliza painéis de vidros temperados ou laminados, alinhados e sem esquadrias verticais, com instalação feita no mesmo trilho, com ou sem roldanas.


As sem roldanas, possuem guias de polímero de alta densidade, que facilitam o deslizamento das lâminas de vidros temperado ou laminado — que são vidros de segurança, super seguro e resistente — pelo trilho. Por mais que as laminas seja pesadas, o sistema é eficiente em distribuir a carga, proporcionando deslize suave e evitam o travamento, além de evitar que chuva ou vento passe por ele, sendo uma proteção climática eficiente.


A realização do fechamento de sacada sistema europeu segue critérios técnicos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 16259, o que garante, entre outros aspectos, a segurança do sistema – que é imprescindível, especialmente em projetos instalados sobre o piso ou guarda-corpo.


Vale dizer que, apesar de não modificar a fachada do edifício, pode ser que seja necessária uma autorização da administração do condomínio.


Sistema Stanley


Esse sistema funciona por meio da instalação de trilhos de alumínio ou de ferro através dos quais as folhas de vidro podem correr nas roldanas. Nesse rolamento, durante a abertura do vão, é possível deixar todas as placas de vidro temperado dispostas paralelamente, atrás da placa fixa (lâmina de vidro imóvel).


A grande vantagem do sistema Stanley é que, como cada folha fica no seu determinado trilho, o controle de abertura é maior.


A desvantagem é que, como a abertura do vão da varanda não pode ser total, o espaço do vão acaba sendo reduzido.


Sistema Versatik


O Sistema Versatik funciona como uma janela, porque conta com uma lâminas de vidro temperado, fixo e móveis, proporcionando até 70% de abertura e ventilação. Esse sistema melhora o funcionamento em instalações com peças de vidro maiores e mais pesadas.


Esse sistema é composto por perfis de alumínio trilhos e guias; peças de fixação e escovas e roldanas.


ENVIDRAÇAMENTO DE SACADA COM OU SEM ROLDANAS?


Nos sistemas com roldanas, o deslizamento ocorre internamente dentro de um perfil de alumínio com encaixes internos para as roldanas, fazendo o papel de trilho. Esses sistemas também contam com trilhos inferiores que ajudam a distribuir a cargas de peso dos vidros, que garante a sustentação e o alinhamento das roldanas.


Já nos sistemas sem roldanas, os painéis de vidro deslizam sobre um polímero de alta densidade, como o caso do Sistema de Envidraçamento Europeu, reduzindo o número de componentes para manutenção. Há uma praticidade no movimento das folhas de vidro que, deslizam suavemente nas pistas de polímero. Essa solução apresenta ampla durabilidade e é considerada uma das mais seguras do mercado, porque seus perfis de alumínio são mais robustos e livres de oxidações.


Ambos sistemas possuem funções similares, como mais conforto acústico, iluminação e segurança. A escolha depende da necessidade e do orçamento de cada cliente. Qualivetro oferece ambos os sistemas, garantindo toda a qualidade e segurança para seu espaço.


Tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas! Cada Ideia um projeto. Fuja do padrão com a Qualivetro!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page