top of page

Como especificar o tipo de vidro correto em seu projeto arquitetônico

Atualmente, os projetos arquitetônicos tem mudado bastante com as novas tecnologias. Encontra-se diversas opções disponíveis para cada ambiente e, para instalar as melhores estruturas, é necessário estudar as propriedades dos diferentes produtos.

Esse trabalho minucioso feito por arquitetos é também usado para a instalação de estruturas de vidro. É necessário saber qual vidro é o ideal, como equilibrar a estética com a funcionalidade da estrutura além de sua eficiência. Por isso, nós da Qualivetro Vidraçaria trouxemos esse conteúdo para ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Confira!

Como escolher o vidro mais eficiente para cada projeto específico?

O primeiro passo para definir qual é o melhor vidro para o seu projeto é entender suas necessidades. É possível agregar diversas características disponíveis para uma estrutura de vidro, porém isso pode se tornar exagerado, caro e não fará diferença alguma em seu comportamento final.

O recomendado é procurar uma solução integrada que possa corresponder as condições do local instalado, como por exemplo radiação solar intensa ou baixas temperaturas. Confira algumas características importantes para se analisar antes de escolher sua estrutura de vidro:

Proteção solar

Os raios solares concedem calor e energia, porém em áreas muito quentes precisamos evitar o superaquecimento dos interiores, mantendo apenas a luz e evitando o calor.

Para isso, precisa-se estudar um conceito chamado seletividade dos vidros, escolhendo um vidro que filtre a porcentagem específica de luz e calor desejados no ambiente interno.

Proteção térmica

Já em ambientes frios, temos um problema oposto que é manter o calor no interior do ambiente. O fluxo natural da energia térmica é se mover da zona quente para a zona mais fria, e se tivermos uma janela, o calor começará a passar através dela certo? Felizmente existem soluções para isso, como a instalação de vidros monolíticos por exemplo.

Proteção acústica

Em locais com problema de altos ruídos, o vidro duplo hermético é o ideal para bloquear frequências altas. Em casos mais específicos, se opta também por lâminas acústicas de polivinil.

Proteção e segurança

Já para evitar vandalismos e garantir a segurança, o ideal é a instalação de vidro com filme plástico. Já no caso de pisos de vidro, a instalação ideal é de múltiplas camadas de vidro laminado para suportar o peso.

Recomendações de projeto

Confie nos profissionais. É de extrema importância para o seu projeto ouvir os arquitetos e vidraceiros pois escolher o vidro errado pode ter péssimas consequências a longo prazo (gastos excessivos de manutenção, acidentes ou super aquecimento).




Agora que você já sabe um pouco mais sobre qual vidro instalar em seu projeto, é hora de dar o primeiro passo. Faça um orçamento conosco e receba todos os benefícios listados acima!

AQualivetro trabalha com vidros de alta qualidade e garante excelência nos acabamentos. Com uma entrega ágil, aQualivetro tem sempre a solução ideal para seus clientes.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page